Redes Sociais

21 de abril de 2012

Cisne negro - Alucinações e delírios

 Uma postei deste filme sob a teoria de Melanie Klein.
Mas suponho que este filme tenha tanto material a ser analisado, sob tantos ângulos que é impossível, não dar continuidade a este tema.

Assim, vou tratar do assunto sob a luz da Psicopatologia.



O filme, Cisne Negro (Black Swan, EUA, 2010), do diretor Darren Aronofsky, constrói a trama de Nina Sayers, protagonizada por Natalie Portman.

Nina Sayers é “garota doce” filha de uma bailarina aposentada que deposita em sua filha todas as suas ambições, cobrando da filha um perfeccionismo quase inatingível.

Assim, Nina passa a se dedicar aos ensaios de forma integral e acaba sendo escolhida pelo diretor Thomas como a bailarina principal na apresentação da temporada de “O Lago dos Cisnes”.

Na história original, o espetáculo trata de uma estória em que  duas irmãs são enfeitiçadas e aprisionadas, uma  no corpo de um cisne branco e a outra no corpo de um cisne negro. “Ela deseja liberdade, mas só poderá encontra-la no amor”. Ambos conhecem um príncipe que o cisne branco não consegue conquista pois é meigo e angelical.  Mas o cisne negro, que esbanja sensualidade consegue seduzi-lo, levando o cisne Branco ao suicídio.

Nina vive o desafio de representar os dois cisnes numa apresentação “Visceral e verdadeira”, em substituição à perfeita  Beth, que está se aposentando. Sua técnica de dança é perfeita, mas falta-lhe a sensualidade necessária para dar vida ao cisne negro. Assim, é preciso que passe a treinar cada vez mais para atingir a perfeição que o personagem exige. Assim, acaba por desenvolver uma psicopatologia que já estava latente, ora pelas pressões de sua mãe, ora pelas pressões da carreira.

Sinais e sintomas:

Alterações sensoperceptivas:

Analgesia – Incapacidade de sentir dor ou estímulos. (Dalgalarrondo, 2008),

Dermatilomania (picking) - consiste em repetição crônica de coçar, tocar, cutucar, arranhar, furar ou escoriar determinadas regiões da pele, de modo tão intensivo ou repetitivo que acaba provocando o aparecimento de feridas, cicatrizes ou mudanças na pigmentação da pele (MENTALHELP, 2010). Nina escolheu dois locais em seu corpo para fazer o picking: peles em volta das unhas  pele das costas por isso usa sempre um casaquinho não mostrar as suas costas.

Alucinação cinestésica

A medida que o comprometimento de Nina com as personagens (Cisne Branco e Cisne Negro) aumenta ela passa a  desenvolver alucinações (como perceber a existência de penas em seu corpo), pernas entortando-se, olhos tornam-se vermelhos. Para Dalgalarrondo estas alucinações são “fantasmas pessoais inconscientes do alucinado.” (Dalgalarrondo, p. 131, 2008).

Alucinação Autoscópica.

Num dado momento do filme, Nina vê a si mesma passando por um estreito corredor.

Alucinação visual/ auditiva.

No camarim Nina  tem uma conversa imaginária com outra colega. Nesta conversa a colega diz pode interpretar o cisne negro em seu lugar. Com um cão de espelho, Nina ataca a colega, mas fere a si mesma.

Delírio

Seus delírios estão podem ser caracterizados como persecutórios, pois em alguns momentos acredita que Lilly quer tomar seu posto de bailarina principal, Isto compromete sua vida social, uma vez que via a todas como ameaça em potencial.

Em dado momento delirante, Nina vê Lily vestida como Cisne Negro, afirmando que irá dançar em seu lugar. Neste momento, Nina solta todo seu sentimento reprimido e ataca sua colega com um pedaço de espelho. Esta vitória delirante lhe permite fazer uma brilhante apresentação.

Entretanto, Nina não ataca Lily de fato, afinal trata-se de um delírio. Nina ataca a si mesma e sangrando interpreta a morte do Cisne Branco.




Referências:

Dalgalarrondo, Paulo (2008). Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. 2ª ed, Porto Alegre: Artmed, 2008.

DSM-IV-TR (2000). Manual Diagnóstico e estatístico de transtornos mentais. Tradução Claudia Dornelles, 4ª ed., Porto Alegre: Artmed, 2002.

Miná, Camila Schorr ; Oliveira, Aline Sardin Padilla.  Cisne Negro . [Online] Disponível em . Acesso em 21 de abril de 2012

Avalie

Avisos


© 2014-2016 |Todos os direitos reservados|
É proibida a reprodução parcial ou integral do conteúdo deste website, em qualquer forma, sem autorização expressa dos autores.
O conteúdo deste site destina-se a todos aqueles que buscam ajuda psicoterapêutica, porém não substitui o acompanhamento psicoterápico.

As endereços de email são mantidos sob sigilo e nenhuma informação dos usuários é vendida, trocada ou divulgada.

As mensagens enviadas por usuários em particular não serão divulgadas. Solicita-se que os comentários de posts sejam sucintos e discretos. Comentários que contenham relatos de casos serão apagados para preservar o sigilo dos usuários.

Artigo da semana

Postagem em destaque

Psicóloga Bradesco Saúde sp

Psicologa Bradesco Psicologa que atende Bradesco, Amil, Sulamerica, Vila Mariana, SP. Agende sua consulta Gratuita 1199984-9910 ...

♥ psicologa bradesco sp



Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...


Indicação de Leitura

  • A formação Social da Mente - Vygotsky
  • A mente vencendo o humor - Greenberger, D., & Padesky, C. A. (1999)
  • Amar ou depender - Walter Riso
  • Amor, ódio e Reparação - Melanie Klein
  • Amores que Matam
  • Coleção EMOÇÔES - Mente e cérebro
  • Porque Amamos - Helen Fisher
  • Psicologia do Amor - Nathanael Baden
  • Seis Estudos de Psicologia - Jean Piaget
  • Sexo, Amor, Endorfinas e Bobagens - Cibele Fabichak
  • Solidão - Anthony Storr