24 de dezembro de 2015

A necessidade de solidão


Vivemos em uma sociedade que se movimenta o tempo todo. Parece que sempre há algo urgente a ser feito, algum contato, algum serviço, etc.

Celulares e computadores ligados dia e noite tornam nossa conexão com o mundo muito mais eficiente, pois a qualquer hora do dia ou da noite é possível entrar em contato com alguém que esteja disponível.

Porém no meio deste turbilhão de informação, as vezes é necessário uma pausa. Nestes momentos o isolamento é bem vindo. Como refletir sobre nós, nossos valores, nossas relações, se não conseguimos tempo para estar conosco mesmos?

As vezes é necessário dar uma pausa, tomar um ar.
Não que isto vá resolver todos os seus problemas, mas com certeza, vai ajudar a encontrar algumas respostas, que no afã das atividades cotidianas passam despercebidas.

A mídia pinta a solidão como algo nocivo, que deve ser evitada a todo custo. Alguns indivíduos saem pela cidade em busca de companhia, mesmo que por uma noite, apenas para ter a sensação de que (naquele momento) estão acompanhados. Porém, isto não parece ser suficiente para aliviar o sentimento de solidão que o corrói.

A solidão pode se tornar algo ruim quando gera desprazer. Mas pode ser muito bem vinda naqueles momentos em que nos sentimos mais triste, pois é importante entrar em contato com nosso "eu" para definir  prioridades, metas, caminhos e possibilidades, além de traçar estratégias compensatórias para os planos que não deram certo.
consulta psicológica, psicologa, agendamento de consulta gratuita, preços de terapia, psicoterapia, atendimento, psicoterapico,psicoterapia, psicologa, psicologo, psicanalista, gestalt, terapia cognitivo comportamental, testes, avaliações, quanto custa consulta, atendimento, psicologico, psico, estresse, psicologa, tratamento, convenio,  terapia de casais,depressao, estresse, ajuda emocional, convenio psicologico, marcar consulta, sao paulo psicologa, preco de consulta, valor da consulta psicologa,primeira consulta psicologica gratis, terapia, psicoterapia, psicologia, tratamento para depressao, tratamento para ansiedade, dificuldade de relacionamento, crianças, adultos, idosos, casais, grupos, palestras, estresse, obesidade, ciúme, amor, namoro, casamento, sexo, sexualidade, luto, patologia tratamento, psicóloga allianz, psicólogo, allianz, psicóloga, allianz psicólogo saúde bradesco, psicóloga saúde porto seguro,  clinica de psicologia, consultorio psicologia, convenio psicologa, consultorio psicologigo vila mariana, bradesco saude, amil, unimed, golden cross, reembolso, omnit, psicologa na vila mariana, psicologa que atende amil em Sp, psicóloga que atende saúde bradesco em sp, Psicologa que atende Sul America em Sp



O psiquiatra Storr (1999) aponta que a solidão é útil para que o indivíduo possa dar vazão ao seu lado criativo, o que não ocorre quando estamos acompanhados. Não que seja necessário isolar-se sempre, porém em alguns momentos o isolamento pode ser útil e produtivo, tanto do ponto de vista laboral, quanto psicológico





Referência:
STORR, Anthoy. Solidão. São Paulo. Benvirá, 1999