A inveja
A inveja é um dos sentimentos mais destrutivos que temos notícia, pois trata-se da comparação (consciente ou inconsciente) com a outra parte, que supostamente estaria em posição vantajosa. Quando esta comparação é desfavorável, pode surgir o desejo de destruição do elemento vantajoso. Este desejo pode se manifestar de modo interno ou externo.A inveja nos remete à própria etimologia da palavra formada pelos étimos latinos in (dentro de) + videre (olhar), que indicam claramente o quanto esse sentimento alude a um olhar mau que penetra no outro. Essa alusão acabou por se disseminar em diferentes expressões populares, tais como mau olhado, olho grande, olhar que seca pimenteira, entre outras. (Figueiredo; Ferreira, 2011, p. 181)
Esclarecendo:
O desejo de destruição externo é aquele que visa a aniquilação do elemento vantajoso por meio de ações observáveis, como a calúnia, difamação, etc.
Por exemplo: o indivíduo A compra um carro melhor que o do indivíduo B. Este, por sua vez, não consegue lidar com o fato de que não possui condições de adquiri-lo e busca reduzir a aquisição do outro, por meio da fofoca e da intriga.
Já o desejo interno de destruição, na maioria das vezes é inconsciente e visa acalmar a inveja. Trata-se aquele pensamento de desprezo que surge, quando o outro consegue algo que o indivíduo não conseguiu. Porém, nada é feito externamente, e o sentimento de inveja se rrestringe a pensamentos.
Este desejo de destruição existe para eliminar os parâmetros de comparação para reduzir a frustração.
Social Plugin
Destaque do site
Quanto custa sessão de Psicoterapia em 2022?
Neste consultório custa a partir de R$ 55,00. A Tabela de preços para Maio/2022 já es…
Psicóloga SP
Conheça o trabalho de quem está há 12 anos atendendo pessoas com Depressão, ansiedade e querendo mudança de comportamento.