A necessidade de solidão

A necessidade de solidão



A solidão é uma experiência humana comum e, muitas vezes, mal compreendida. 
Enquanto a maioria das pessoas busca conexão e interação social, também há momentos em que sentimos uma profunda necessidade de solidão. 

A solidão não é necessariamente negativa, mas sim uma oportunidade para nos reconectarmos conosco mesmos, refletir, recuperar energia e cultivar uma relação saudável e íntima com nossa própria mente e emoções. 

Neste mundo agitado e hiperconectado, entender a importância e os benefícios da solidão pode nos ajudar a abraçar esses momentos como oportunidades para crescimento pessoal e autoconhecimento.


Vivemos em uma sociedade que se movimenta o tempo todo. Parece que sempre há algo urgente a ser feito, algum contato, algum serviço, etc.

Celulares e computadores ligados dia e noite tornam nossa conexão com o mundo muito mais eficiente, pois a qualquer hora do dia ou da noite é possível entrar em contato com alguém que esteja disponível.

Porém no meio deste turbilhão de informação, as vezes é necessário uma pausa. 

Nestes momentos o isolamento é bem vindo. Como refletir sobre nós, nossos valores, nossas relações, se não conseguimos tempo para estar conosco mesmos?

As vezes é necessário dar uma pausa, tomar um ar.

Não que isto vá resolver todos os seus problemas, mas com certeza, vai ajudar a encontrar algumas respostas, que no afã das atividades cotidianas passam despercebidas.

A mídia pinta a solidão como algo nocivo, que deve ser evitada a todo custo. 

Alguns indivíduos saem pela cidade em busca de companhia, mesmo que por uma noite, apenas para ter a sensação de que (naquele momento) estão acompanhados. Porém, isto não parece ser suficiente para aliviar o sentimento de solidão que o corrói.

A solidão pode se tornar algo ruim quando gera desprazer. 

Mas pode ser muito bem vinda naqueles momentos em que nos sentimos mais triste, pois é importante entrar em contato com nosso "eu" para definir  prioridades, metas, caminhos e possibilidades, além de traçar estratégias compensatórias para os planos que não deram certo.



O psiquiatra Storr (1999) aponta que a solidão é útil para que o indivíduo possa dar vazão ao seu lado criativo, o que não ocorre quando estamos acompanhados. 

Não que seja necessário isolar-se sempre, porém em alguns momentos o isolamento pode ser útil e produtivo, tanto do ponto de vista laboral, quanto psicológico





Referência:
STORR, Anthoy. Solidão. São Paulo. Benvirá, 1999

 Quero cuidar da minha saúde mental 

Psicóloga SP
Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677

Psicóloga SP

Se você está à procura de psicóloga em São Paulo, em específico na região da Avenida Paulista, seja para atendimento presencial ou consulta com Psicóloga online, quer seja para questões relacionadas à Dificuldade de relacionamentoAnsiedadeDepressão, Traumas Psicológicosestresse, TAGautoconhecimento,  TEPT, será uma satisfação recebê-lo. 

Como Psicóloga SP estou aqui para oferecer suporte e acolhimento, seja para consulta individual ou de casal.


Contato:

WhatsApp (11) 95091-1931
contato@psicologa-sp.com.br

Consultório Psicóloga SP
Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar.
Bela Vista -  Metrô mais próximo - Consolação
São Paulo - SP - Brasil
CEP 01311-000

O consultório da Psicóloga SP - Av. Paulista oferece um espaço de encontro onde você pode se sentir confortável e compreendido. 


Buscando a Excelência dos atendimentos psicológicos, afinal não existe acolhimento humanizado possível sem focar na excelência.

Leia também:

Beneficios da Psicoterapia

Onde encontrar: Psicóloga Bradesco




Psicóloga SP, psicóloga perto de mim, Psicólogos Cognitivo comportamental,"Psicóloga presencial São Paulo, Psicóloga centro sp, Psicóloga Bela Vista, Terapia em São Paulo, psicóloga preço, sp, terapia online, terapia presencial, psicóloga presencial sp, psicologa consulta, psicologa presencial sp, terapia individual, terapia de casal, terapia online, psicóloga na av. Paulista, Psicóloga pinheiros, Psicóloga Vila Mariana, psicóloga em são paulo, relacionamento narcisista, dificuldades de relacionamento, 
melhor psicólogo, procurar terapia, dependência emocional, sessões de terapia, terapia sao Paulo, Psicólogos em são Paulo, onde encontrar psicologos gratuitos em sp, Psicólogo terapia, psicologia, narcisismo, terapia infantil, terapia individual, terapia online, terapia perto de mim, terapeuta perto de mim, psicóloga av. Paulista, terapia na Paulista. 


Postar um comentário

0 Comentários