A dificuldade de relacionamento



terapia de casal, Psicóloga SP,  Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp



Por que algumas pessoas apresentam mais dificuldade de relacionamento que as outras? 

O tema não é fácil e abre diversas possibilidades de entendimento. A proposta aqui não é esgotar o assunto, mas ao contrário, buscar novas formas de entendimento.


O que é a dificuldade de relacionamento

Trata-se da dificuldade que se apresenta quando um indivíduo precisa estabelecer elos de comunicação, e não consegue, por medo ou vergonha excessiva, 

Aquilo que para alguns é tão natural, para outras é um pesadelo, preferindo abster-se do convívio social, isolando-se ou buscando apenas relacionamento na internet, onde não precisam se expor com totalidade, podendo "deletar os indesejáveis" quando bem entender.

Não vamos considerar como dificuldade o simples fato de um indivíduo se desentender somente com uma ou duas pessoas. 

Isto pode ser uma questão de ajuste na relação e é assunto pra outro tópico. O foco aqui são as dificuldades que trazem limitações e prejuízos sociais, afetivos e financeiros.

Como surge a dificuldade de relacionamento?

Em alguns casos, a história de vida de alguns indivíduos aponta para ocorrências limitadoras durante a infância ou adolescência, levando-os a se sentirem "inferiores", ou "superiores" aos demais. Isto pode colaborar para que alguns indivíduos acumulem pequenas dificuldades para se relacionar e num dado momento percebem que não conseguem mais se relacionar de forma saudável em nenhum contexto.
Precisamos considerar que no momento histórico que atravessamos somos ensinados (através da mídia, principalmente) a temer e desconfiar de todos. Desta forma, formam-se "classes" de pessoas com interesses divergentes, o que desfavorece a formação de novos vínculos. 
Como deixar de lado as diferenças e estabelecer relações saudáveis, se não formos ensinados? Como deixar de temer o diferente? Como confiar no outro? Bem, são questões difíceis e exigem muita reflexão, amadurecimento afetivo e senso crítico bem desenvolvido.

Como se caracteriza a dificuldade de relacionamento?

Algumas variáveis desfavorecem as interações sociais:

  • Timidez excessiva: Pessoas que se consideram muito tímidas geralmente têm medo da reação do outro, durante os momentos de interação social. A vergonha leva ao isolamento, já que é mais cômodo "ficar na sua". Sair da sua zona de conforto do que correr o risco de ser alvo de chacotas ou desagrado ou mesmo de confrontar pessoas difíceis.
  • Medo da rejeição: Algumas pessoas não desenvolveram formas de lidar com a possibilidade de rejeição ou desagrado da outra parte, o que os leva a se relacionar o mínimo possível. Não funciona muito exigir que se “solte mais”. Ele sabe disso melhor que qualquer um. Apenas não sabe exatamente como fazer isso. 
  • Baixa autoestima:  se consideram inferior a todos. Geralmente, justificam sua dificuldade com frases do tipo: “Não tenho assunto”;“Sou feio(a)”;“Não sou inteligente”;“Sou rejeitado”. Sua visão de mundo é catastrófica: acredita que as coisas boas só acontecem aos outros, menos com ele. 
  • Narcisismo: Pode acreditar, mas alguns indivíduos não se relacionam bem com as outras pessoas  por nutrirem um exacerbado sentimento de superioridade, com autoimagem distorcida sobre si mesmos. Consideram-se"superiores" aos demais  em termos de beleza, riqueza, bondade, poder aquisitivo, classe social, cultura, gostos, etc.  São absurdamente seletivos em suas interações sociais, muitas vezes a humilhar pessoas que consideram "inferiores". Costumam cercarem-se de pessoas que possam cultuá-los, prestando-lhes "homenagens e adoração" É óbvio que poucos querem se relacionar com alguém assim, não? 
  • Neste caso, a dificuldade de relacionamento é causada pela falta de humildade e empatia, pois estes indivíduos tendem a ser seletivos, escolhendo se relacionar apenas com pessoas que supostamente "estejam à sua altura". 

Como lidar com a dificuldade de relacionamento?

Para modificar este quadro, é importante:
  • Primeiro compreender o que é um relacionamento, ou seja são interações com via de mão dupla. É preciso disposição para compreender e se adaptar ao outro. 
  • Ressignificar a autoimagem, quebrar conceitos e preconceitos, desfazer ideias cristalizadas a respeito de si mesmo e do mundo, abrir-se ao outro, deixar de lado (na medida do possível) o sentimento de superioridade, pois são barreiras que contribuem para o isolamento social, trazendo prejuízos em todas os contextos. 

Reinventar-se é bom!

  • Romper as barreiras - Passar em revista seus valores e verifique se não é você que está rejeitando o mundo a sua volta. Algumas pessoas tendem a eliminar certos relacionamentos por medo de ser "contaminados" pelas ideias alheia e desta forma, perdem a chance de conhecer pessoas maravilhosas e viverem bons momentos. Se este não é seu caso, ótimo. Se for, verifique o que é melhor: conviver com suas ideias cristalizadas e na solidão ou abrir mão delas e estabelecer relacionamentos saudáveis? 
  • Estar disponível: Bons amigos ou parceiros afetivos não caem do céu. Estas relações precisam ser cultivadas. Por isso é importante sair do ostracismo e demonstrar desejo de proximidade por meio de atitudes simples. 
Conclusão

Se você convive com pessoas que têm dificuldade de relacionamento saiba que a solução não é forçar-lo a se relacionar, ao contrário, devem-se buscar os reais motivos que conduziram este indivíduo a esta situação de isolamento, portanto cuidado para não invadir o espaço da pessoa ao tentar ajudar. Pode ser que ela não queira a sua ajuda. Se precisar, com certeza pedirá.

Seja lá qual for o motivo que leva o indivíduo a não se expor, só podemos considerar como problemático o comportamento de esquiva que tiver trazendo sofrimento para o indivíduo. Nestes casos, sugiro que busque por apoio terapêutico.

Para saber mais sobre A dificuldade nos relacionamentos

E-book A dificuldade de relacionamento
Saiba mais.



Referências

ABREU, C. N. de. Tipos de apego: Fundamentos, Pesquisa e Implicações Clínicas. São Paulo. Casa do Psicólogo, 2005.

LEVINE, A; HELLER, R.S.F. Apegados: um guia prático para estabelecer relacionamentos românticos e duradouros. Ribeirão preto. Ed. Novo Conceito: 2013.


Obs.: este texto foi escrito em Maio de 2006, portanto exige algumas atualizações. Caso seja do seu interesse copiar ou divulgar, peço que cite a fonte e coloque um link apontando para este texto, caso contrário, será considerado plágio.


Procurando 

Psicologa perto de você?



Você está vivenciando questões relacionadas a um trauma, ao sofrimento, ao vício, à ansiedade ou a grandes mudanças de vida? 

Chega um momento em que a ajuda de um profissional  de psicologia é necessária para lidarmos com muitos dos desafios da vida.  Além disso, as vezes precisamos de ajuda emocional para compreender nossas emoçōes que ficam, simplesmente, embaralhadas, e nossas atitudes, desconcertadas.

Caso você não esteja conseguindo gerenciar as  demandas emocionais ou se conhece alguém que está atravessando um momento doloroso, venha conhecer meu trabalho. 

Desde 2013, atuando exclusivamente como Psicóloga Clínica em São Paulo  tratando pacientes com Depressão, Ansiedade, fobias, crises de pânico, 

Para Você que esta buscando Psicólogos em São Paulo Psicólogos na região da Av. Paulista, Psicóloga online ou presencial, Terapia de Casal ou Psicólogos para Dificuldade de relacionamento,  ansiedade, depressão ou estresse, será uma honra poder te acolher


Sou  Psicóloga em São Paulo/SP e estou aqui para apoiar você na sua jornada de cura e auto-descoberta.



 

Obrigada pela leitura. 

Se você procura "psicólogos perto de mim" Psicóloga online", "psicóloga presencial", "psicóloga consulta" convido você a agendar uma sessão de Terapia com Acolhimento Humanizado na Avenida Paulista.

No botão abaixo você encontra informações sobre "como agendar uma sessão com a Psicóloga", "horários disponíveis e "preço consulta com a Psicóloga" 
Quero cuidar da minha saúde mental 


Escrito por Psicologa sp - Maristela Vallim Botari - Psicóloga clínica na Av. Paulista
Psicóloga SP - Terapia 


Quando a Psicoterapia Funciona

Quando a psicoterapia funciona, as pessoas tendem a modificar suas crenças, controlar seus comportamentos e pensar de maneira funcional e serena. Geralmente os pacientes:
  • Passam enxergar suas qualidades. 
  • Desenvolvem a capacidade de reversibilidade
  • Adquirem coragem para enfrentar novos riscos; 
  • Ampliam a capacidade de organização cognitiva e tendem a levar uma vida mais organizada, obedecendo o SEU CONCEITO de organização;
  • Desenvolvem as habilidades sociais e tendem a cultivar relações sociais melhores, pois compreendem o que o outro está sentindo, minimizando a Dificuldade de relacionamento;
  • Não deixam de ter sentimentos ruins, como a Raiva exagerada, Vergonha desproporcional e Medo irracional mas compreendem o que eles significam.
  • Autorizam-se a mudar. Dão se ao luxo de mudar de opinião no momento em que bem entender, afinal, estão ampliando seu senso crítico;
  • Respeitam o outro, pois a necessidade de aceitação agora não é "Gênero de primeira necessidade", portanto entendem quando o outro pensa diferente e não se sente ameaçado por isso.
  • Conseguem lidar com as Perdas, abandonos e solidão de forma madura.
  • Entende que há uma explicação para tudo, mas não se importa se não descobrir qual é a verdadeira. 
  • Controla sua ansiedade e depressão;
  • Superam a dependência afetiva, pois aprendeu que não devemos nos anular por amor; na verdade, o afeto serve para construir, para dar qualidade às relações e não para escravizar.
  • Aprendeu que o verdadeiro perdão é aquele que proporciona a serenidade, não o esquecimento.
Portanto, a psicoterapia que funciona não é milagrosa; é fruto de muita reflexão tanto da parte do Psicólogo, quanto do paciente.

Psicologa sp São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta.Como agendar consulta com Psicóloga:




Obrigada pela leitura.
Artigo escrito por
Psicologa sp  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677.

Psicoterapia sp

Escrito por:
Psicóloga SP  Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677.
 psicologa sp, Psicóloga SP, psicóloga perto de mim. Psicóloga em São Paulo, Psicóloga online,  psicóloga preço, consulta com psicóloga, Psicóloga Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogo centro sp, psicólogo online, psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP.

Contato:

WhatsApp (11) 95091-1931
contato@psicologa-sp.com.br

Consultório:
Avenida Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar.
Bela Vista - Metrô Consolação
São Paulo - SP - Brasil
CEP 01311-000
Psicóloga Sp, Psicóloga, Psicóloga perto de mim, Psicóloga consulta

    • Visão:  Psicóloga focada em ajudar pessoas a buscar o autoconhecimento e o empoderamento pessoal, a fim caminhar na direção a uma vida mais saudável e satisfatória.
    • Valores: Atender com ética, respeito, honestidade, sem discriminação, sem julgamento ou críticas.

Modalidade de atendimento:

Tratamentos Psicológicos

Agendamentos consultas com a Psicóloga 

Clique no botão abaixo.



Agendar consulta com psicóloga online ou presencial em SP



Caso a agenda não atenda suas necessidades, você pode entrar em 
contato direto pelo whatsapp (11) 95091-1931 indicando a melhor faixa de horário. 

O Acolhimento começa aqui.
Faremos o possível para encaixar você o mais breve possível.

Preço da consulta Psicológica


1ª. Sessão Individual 
R$ 98,00

Individual Adultos 
R$ 109,00

Infantil (+10 anos)
R$ 109,00

Casal
R$ 198,00

Psicóloga sp
Clinica Social Informações


Pacotes individuais e para terapia de casal

Abordagens

Cognitivo Comportmental - Ideal para modificação de pensamentos, sentimentos e crenças disfuncionais

Acolhimento Humanizadovisa tornar a consulta psicológica mais natural. Esta abordagem elimina julgamentos de valor, comentários desnecessários, perguntas indiscretas e sem propósito.


psicologa, psicóloga sp, psicóloga perto de mim, terapia presencial, terapia sp, psicóloga zona sul sp, psicóloga reembolso de consultas pelo plano de saúde, terapia de casal, Psicóloga SP na Bela vista, psicólogo zona sul sp, psicólogos sp, psicólogo centro sp, psicólogo online psicoterapia sp, psicólogos em são Paulo, Psicologo SP, psicóloga Maristela vallim botari sp, psicóloga mars, psicóloga Maristela na av. Paulista, psicóloga Maristela botari, psicóloga Maristela vallim, psicóloga Maristela e excelente, psicóloga Maristela e experiente, psicóloga Maristela foi a melhor que encontrei perto de mim, psicóloga sp Maristela, psicóloga na bela vista Maristela,   Converse com a Psicóloga em SP. por whatsapp: Psicólogos online e Presencial Av. Paulista, São Paulo, Psicóloga Paulista, vila mariana, Klabin, paraíso, vergueiro, terapia de casal, terapia presencial sp, psicóloga consulta. Agende consulta psicológica . psicologa, psicologa preço, sessão de terapia valor, psicologa sp, psicologa perto de mim, terapia online, terapia presencial, Psicóloga SP, Psicóloga Bela Vista, Psicólogos perto de mim, psicóloga perto de mim. Terapia para dificuldade de relacionamentos.  O que falar numa sessão de terapia, primeira sessão com psicóloga, terapia para depressão, terapia ansiedade, terapia para relacionamentos, psicóloga mulher experiente,  psicóloga perto de mim, psicóloga zona sul sp, psicóloga zona leste sp, psicóloga penha, psicóloga angélica, psicóloga consolacao, melhor psicóloga de sp, melhores psicólogos perto de mim, como lidar com magoas, conselho de psicóloga, consultório de psicologia no centro se sp, psicóloga convenio reembolso, terapia online, psicologa online, psicóloga whatsapp




A Psicóloga SP precisa estar atenta e em sintonia com o discurso do paciente, compreendendo sua história, acolhendo suas dores e desafios.