O que é natal pra você?
Deveria ser uma festa cristã (oriunda das festividades pagãs), a celebração do nascimento de Cristo, o Messias prometido...
Mas na nossa sociedade de consumo as coisas não funcionam dessa maneira.
A troca de presentes é o ponto alto da festa: um Ipad novo, um novo par de tênis, videogames... e o velho menino Jesus permanece esquecido....
Poucos hão de concordar comigo, mas eu entendo que se a festa é de natal (que significa Nascimento), deveria-se então celebrar seu nascimento de outra forma.
As pessoas enchem as ruas, enchem as mesas, enchem as árvores, mas os corações continuam vazios... vazios de quê? O que se busca disfarçar atrás de tanto consumismo?
Fim de ano também pode ser considerado como uma época ideal para dar vazão à gastança reprimida ao longo do ano. Nada mais justo, afinal trabalhou-se muito, foram dias e dias de luta para que no final de ano se pssa adquirir aquele bem de consumo, mesmo que em suaves prestações.
Mas eu pergunto: existe uma REAL necessidade de aquisição ou é apenas... influência da mídia?
Sabe-se que a Mídia é difusora de notícias e ideologias, sendo assim é a partir dela que nascem as encessidades de consumo. Portanto é sempre bom questionar muito antes de encher as árvores e esvaziar os bolsos.
Psicóloga SP
Maristela Vallim Botari - CRP/SP 06-121677
WhatsApp (11) 95091-1931
contato@psicologa-sp.com.br
Consultório Psicóloga SP
Av. Paulista, 2001 – Cj 1911 – 19 andar.
Bela Vista - Metrô mais próximo - Consolação
São Paulo - SP - Brasil
CEP 01311-000
0 Comentários
Muito Obrigada por seu comentário!!!!
Tudo de bom pra você