Uma postei deste filme sob a teoria de Melanie Klein.
Mas suponho que este filme tenha tanto material a ser analisado, sob tantos ângulos que é impossível, não dar continuidade a este tema.
Assim, vou tratar do assunto sob a luz da Psicopatologia.
Dermatilomania (picking) -
consiste em repetição crônica de coçar,
tocar, cutucar, arranhar, furar ou escoriar determinadas regiões da pele, de
modo tão intensivo ou repetitivo que acaba provocando o aparecimento de
feridas, cicatrizes ou mudanças na pigmentação da pele (MENTALHELP, 2010). Nina
escolheu dois locais em seu corpo para fazer o picking: peles em volta das
unhas pele das costas por isso usa
sempre um casaquinho não mostrar as suas costas.
Referências:
Mas suponho que este filme tenha tanto material a ser analisado, sob tantos ângulos que é impossível, não dar continuidade a este tema.
Assim, vou tratar do assunto sob a luz da Psicopatologia.
O filme, Cisne Negro (Black Swan, EUA,
2010), do diretor Darren Aronofsky, constrói a trama de Nina Sayers,
protagonizada por Natalie Portman.
Nina Sayers é “garota doce” filha
de uma bailarina aposentada que deposita em sua filha todas as suas ambições,
cobrando da filha um perfeccionismo quase inatingível.
Assim, Nina passa a se dedicar
aos ensaios de forma integral e acaba sendo escolhida
pelo diretor Thomas como a bailarina principal na apresentação da temporada de “O
Lago dos Cisnes”.
Na história original, o espetáculo trata de uma estória em que duas irmãs são enfeitiçadas e aprisionadas,
uma no corpo de um cisne branco e a outra no corpo de um cisne negro. “Ela
deseja liberdade, mas só poderá encontra-la no amor”. Ambos conhecem um
príncipe que o cisne branco não consegue conquista pois é meigo e angelical. Mas o cisne negro, que esbanja sensualidade
consegue seduzi-lo, levando o cisne Branco ao suicídio.
Nina vive o desafio de representar os dois cisnes numa apresentação
“Visceral e verdadeira”, em substituição à perfeita Beth, que está se aposentando. Sua técnica de
dança é perfeita, mas falta-lhe a sensualidade necessária para dar vida ao
cisne negro. Assim, é preciso que passe a treinar cada vez mais para atingir a
perfeição que o personagem exige. Assim, acaba por desenvolver uma
psicopatologia que já estava latente, ora pelas pressões de sua mãe, ora pelas
pressões da carreira.
Sinais e sintomas:
Alterações sensoperceptivas:
Analgesia – Incapacidade
de sentir dor ou estímulos. (Dalgalarrondo, 2008),
Alucinação cinestésica
A medida que o comprometimento
de Nina com as personagens (Cisne Branco e Cisne Negro) aumenta ela passa
a desenvolver alucinações (como perceber
a existência de penas em seu corpo), pernas entortando-se, olhos tornam-se
vermelhos. Para Dalgalarrondo estas alucinações são “fantasmas pessoais
inconscientes do alucinado.” (Dalgalarrondo, p. 131, 2008).
Alucinação Autoscópica.
Num dado momento do
filme, Nina vê a si mesma passando por um estreito corredor.
Alucinação visual/ auditiva.
No camarim Nina tem uma conversa imaginária com outra colega.
Nesta conversa a colega diz pode interpretar o cisne negro em seu lugar. Com um
cão de espelho, Nina ataca a colega, mas fere a si mesma.
Delírio
Seus delírios estão podem
ser caracterizados como persecutórios, pois em alguns momentos acredita que
Lilly quer tomar seu posto de bailarina principal, Isto compromete sua vida
social, uma vez que via a todas como ameaça em potencial.
Em dado momento
delirante, Nina vê Lily vestida como Cisne Negro, afirmando que irá dançar em seu
lugar. Neste momento, Nina solta todo seu sentimento reprimido e ataca sua
colega com um pedaço de espelho. Esta vitória delirante lhe permite fazer uma
brilhante apresentação.
Entretanto, Nina não
ataca Lily de fato, afinal trata-se de um delírio. Nina ataca a si mesma e
sangrando interpreta a morte do Cisne Branco.
Referências:
Dalgalarrondo, Paulo
(2008). Psicopatologia e semiologia dos
transtornos mentais. 2ª ed, Porto Alegre: Artmed, 2008.
DSM-IV-TR (2000). Manual Diagnóstico e estatístico de
transtornos mentais. Tradução Claudia Dornelles, 4ª ed., Porto Alegre:
Artmed, 2002.
Miná, Camila Schorr ;
Oliveira, Aline Sardin Padilla. Cisne Negro . [Online] Disponível em .
Acesso em 21 de abril de 2012