A dificuldade de relacionamento - visão social


A dificuldade de relacionamento - visão social


No Post anterior (clicar aqui), tratamos da Dificuldade de relacionamentos com enfoque individual. No entanto o tema é amplo, portanto difícil de ser esgotado.



Psicologa Sulamérica



Hoje vou tratar do tema, pegando um viés macro, a fim de apontar algumas variáveis sociais que colaboram para o agravamento das dificuldades individuais. Uma delas se  relacionada com o momento político-social que vivemos atualmente: o contexto neo-liberal resgata a gênese do capitalismo,  e propaga o individualismo em forma de competitividade.

O filósofo Bauman (2007) na sua obra “Vida Líquida”, ao tratar deste momento sócio-histórico aponta que:

O solo sobre o qual nossas expectativas de vida têm de se apoiar é reconhecidamente instável – tal como nossos empregos e as empresa que os oferecem, nossos parceiros e redes de amizade, a posição que ocupam na sociedade e a auto-estima e autoconfiança dela decorrentes. O “progresso”, que já foi a mais extrema manifestação de otimismo radical, promessa de felicidade universalmente compartilhada e duradoura, deslocou-se para o pólo de previsão exatamente oposto, não-tópico e fatalista. Agora significa uma ameaça de mudança inflexível e inescapável que pressagia não a paz e o repouso, mas a crise e a tensão contínuas, impedindo qualquer momento de descanso; uma espécie de dança das cadeiras em que um segundo de desatenção resulta em prejuízo irreversível e exclusão inapelável. Em vez de grandes expectativas e doces sonhos, o “progresso” evoca uma insônia repleta de pesadelos de “ser deixado para trás”, perder o trem ou cair da janela de um veículo em rápida aceleração. Incapazes de reduzir o ritmo espantoso da mudança, muito menos de prever e controlar sua direção, nós nos concentramos no que podemos ou acreditamos poder, ou no que nos garantem que podemos influenciar: tentamos calcular e minimizar o risco de nós pessoalmente, ou das pessoas que atualmente nos são mais próximas e mais queridas, sermos atingidas pelos incontáveis e indefiníveis perigos que o mundo opaco e seu futuro incerto nos reservam. (pp. 91- 92)

Em conseqüência, este “progresso” citado pelo autor trouxe um contexto marcado pela competitividade em diversos âmbitos sociais: 

  • No trabalho - onde os indivíduos geralmente correm contra o tempo para garantir o sustento. Existe uma necessidade imperiosa de dar o máximo para garantir o mínimo.
  • Nos ambientes acadêmicos - desde a pré-escola até a livre docência, os indivíduos são avaliados por sua "competência acadêmica". Não importa muito sua força de vontade, seu desejo de saber, nem seus limites, mas sim a nota que irá constar no seu histórico. 
  • Nas redes sociais - é frequente constatar que algumas pessoas não medem esforços para serem notados. Para conseguir este intento exibem pequenos triunfos, pequenas aquisições, pequenas alegrias, ou muito sofrimento. 
  • Nos relacionamentos familiares - as disputas familiares são marcadas pela competição por afetividade. É comum presenciar indivíduos disputando acirradamente a atenção de outro membro da família, ou mesmo alguns bens materiais.

Esta competitividade em praticamente todos os contextos sociais, conduz automaticamente à dificuldade de relacionamentos, uma vez que os indivíduos desconfiem uns dos outros, e sejam levados a se encarar como se fossem adversários. O momento é marcado pelo consumismo e preconceitos de toda natureza, onde toda e qualquer tentativa de autenticidade é vista como indício de loucura ou de insubordinação.


Neste cenário competitivo, algumas pessoas correm na busca de aceitação e para atingir este fim assumem o papel de “mercadoria”, tendo seu valor agregado àquilo que aparenta ser e àquilo que tem, e não aquilo que realmente é.  Para Bauman (2007) nesta “vida de consumo” os indivíduos (e as mercadorias) perdem sua utilidade e seu valor rapidamente “e portanto o viço, a atração, o poder de sedução e o valor enquanto são usados”. (p 17).


Sabe-se que o ser humano é um ser gregário, que depende de seus pares para sobreviver. Nossos ancentrais disputavam abrigo e alimento, e para garantir estas facilidades viviam em bandos. Aparentemente, na atualidade estamos vivendo o momento oposto: somos convocados a viver "cada um pra si", e ensinados a tirar do outro o pouco que tem. Sobre isto, Bauman (2007) salienta que:

Cada membro da sociedade individualizada encontra alguns obstáculos no seu caminho para a individualidade de fato. Essa não é fácil de conseguir, muito menos de preservar. Entre a rápida sucessão de fichas simbólicas de identidade comumente usadas e endêmica instabilidade das escolhas que recomendam, a busca da individualidade significa uma luta para toda a vida. (p.35)


Algumas pessoas, cuja sensibilidade para perceber ameaças é maior, podem atrofiar suas habilidades sociais, passando a viver em ostracismo, reduzindo seus relacionamentos ao mínimo. E agindo desta forma, imaginam que sua autonomia e sua individualidade estejam garantidas.

Infelizmente isto não condiz com a realidade. Nesta “vida líquida” ninguém está a salvo. Todos estão sujeitos a julgamentos, críticas, competições. Todos temos que correr contra o tempo, sem tempo para encontrar a nós mesmos. Nenhum homem é uma ilha. Temos que nos adequar para viver este momento social da melhor forma possível, buscando formas de relacionamento que aliviem a solidão e ao mesmo tempo garantam a individualidade, a privacidade e a autenticidade.


Bauman, Zygmund. Vida líquida. Tradução. Carlos Alberto Medeiros. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2007














 Terapia Presencial ou Online - Psicóloga Credenciada do CRP-SP para realizar terapia online


Saiba o que acontece Quando a terapia funciona





Psicologa Clínica, na Vila Mariana, zona sul sp.
Terapia Online e presencial.
Acolhimento humanizado

Rua Domingos de Moraes, 770
Bloco 01 - Sala 05 - Sobreloja (SL)
Metrô Ana Rosa
Em frente ao McDonalds

Se você ou alguém que você conhece está passando por um problema psicológico, convido a vir conhecer meu trabalho, ou indicar a quem precisa.

Agende uma consulta Gratuita psicológica clicando aqui

 (presencial ou online)
Quando sentir que precisa de um empurrãozinho emocional, ou seja, quando não estiver conseguindo lidar sozinho (a) com algumas coisas. 
 Existem fases da vida que realmente é muito difícil atravessar sozinho (a).
E nestas fases, parece que os amigos somem, o trabalho fica mais difícil e a solidão bate forte.  
Além disso, nossas forças físicas parecem diminuir, o pensamento fica disfuncional e os sentimentos tendem a ficar cada vez mais confusos.


Geralmente as pessoas procuram terapia quando:

Apresentam problemas de relacionamento
Apresentam problemas de autoestima, autoimagem ou autoaceitação
Apresentam sinais e sintomas de transtornos mentais
Apresentam formas disfuncionais de pensar e agir
Buscam uma reforma íntima:
Apresentam problemas de estresse no trabalho
Precisam aprender novas habilidades sociais
Se você busca *Psicólogos de preço acessível*, saiba que eu disponibilizo atendimento acessível em alguns dias. Entre em contato para conhecer as condições.

O psicólogo hoje tem uma função mais ativa na sociedade. É um profissional que oferece ajuda emocional, afetiva e racional; que ajuda as pessoas a entenderem seus medos, suas raivas, seu stress cotidiano; que ensina a expressar sentimentos como amor, raiva, indignação; que ampara na hora da dor; que motiva; que mostra ao outro suas potencialidades, convertendo defeitos em qualidades, medo em coragem, tristeza em alegria, raiva em amor.
Pode ser que alguns textos da minha autoria lhe interessem:





terapia cognitiva comportamental zona sul,
consulta com bons psicólogos em SP,
psicólogos da zona sul de sp,
psicólogos Amil,
psicólogos Bradesco sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP,
psicólogos Sulamérica,
Psicóloga Online,
Psicóloga e terapia infantil,
Psicóloga sp,
Psicóloga vila mariana,
Psicólogo sp,
Psicóloga paraiso,
Terapia de casal,
Atendimento Via WhatsApp,
Atendimento social em psicologia
terapia cognitiva comportamental zona sul,
psicólogos Amil,
psicólogos Bradesco sp,
Psicologa Clínica em São Paulo SP,
psicólogos Sulamérica,
Psicóloga Online,
Psicóloga e terapia infantil,
Psicóloga sp,
Psicóloga vila mariana,
Psicólogo sp,
Psicóloga paraiso,
Terapia de casal,
Atendimento Via WhatsApp,
Atendimento social em psicologia
terapia cognitiva comportamental zona sul,







           


psicologo barato, terapia de casal preço, clinicas de psicologia em sp, psicologos em sp, psicoterapia de casal, psicologos sao paulo, site psicologo,  whatsapp psicóloga online, ajuda emocional, dificuldade de relacionamento conjugal,  consulta psicológica online, psicologo zona sul, terapia para adultos, Psicóloga Sulamérica, PSICÓLOGA Saúde BradescoPsicóloga Amil,  psicólogo SP, Psicologa sp, Psicóloga Vila Mariana, São Paulo, SP. Psicóloga Bradesco, Amil, Sulamérica, Psicologa Amil sp, Psicologo Amil sp, psicóloga Amil,psicólogo Amil,reembolso,Psicologa bradesco sp,Psicologo bradesco sp,psicóloga saúde bradesco sp,psicólogo saúde bradesco sp,Psicologa bradesco,Psicologa bradesco psicóloga bradesco saúde sp,psicólogo bradesco saúde sp,reembolso,
ajuda emocional, ajuda psicológica,allianz convenio, amil agendamento psicólogo, amil consulta psicóloga, amil consulta psicólogo, amil psicóloga, amil psicologa sp, amil psicólogas, amil psicologia, amil psicologia sp, amil psicólogo, amil psicologo sp, amil psicólogos, amil reembolso, amil reembolso acompanhamento, amil reembolso consulta, amil reembolso psicologa, amil reembolso psicoterapia, amor a psicologia, amor doente, amor e psicologia, amor na psicologia, amor não correspondido psicologia, amor para psicologia, amor pela psicologia, amor por psicologia, amor psicóloga, amor psicologia, amor psicologia comportamental, amor psicólogo, ansiedade cronica como tratar, ansiedade depressão e estresse, apego psicologia, as pessoas somem da nossa vida, atendimento amil sp, atendimento psicologico amil sp, atendimento psicológico gratuito sp, auto aceitação psicologia, auto estima psicologia, autoestima psicologia, bradesco psicóloga, bradesco psicólogo, bradesco reembolso consulta, bradesco reembolso psicóloga, bradesco reembolso psicólogo, bradesco saude , bradesco saude cobre psicóloga, bradesco saude cobre psicólogo, bradesco saude psicóloga, bradesco saude psicologa sp, bradesco saude psicólogas, bradesco saude psicologas credenciados,, bradesco saúde psicologia, bradesco saude psicologo sp, bradesco saude psicólogos, bradesco saude psicologos credenciados, bradesco saude reembolso psicóloga, bradesco saude reembolso psicólogo, bradesco saude reembolso psicoterapia, bradesco saude reembolso tabela, carencia afetiva, carencia afetiva infantil, carencia afetiva no casamento, carencia afetiva psicologia, carencia afetiva tratamento, carencia infantil, carencia psicologia, choque de realidade psicologia, cirurgia bariatrica pelo convenio bradesco, clinica de psicologia vila mariana, clinica para depressão, como funciona o reembolso da sulamerica, como lidar com a culpa, como lidar com a frustração no trabalho, como manter relacionamento, como manter um relacionamento feliz, como tratar a ansiedade, como tratar ansiedade, consulta com psicóloga, consulta com psicologa como funciona, consulta com psicologa preço, consulta com psicólogo, consulta com psicologo como funciona, consulta com psicologo preço, consulta psicologica , consulta psicológica, consulta psicólogo, consultar psicólogo, consultorio psicológico, convenio allianz, convenio amil, convenio amil psicóloga, convenio amil psicólogo, convênio bradesco, convenio bradesco guia medico, convenio bradesco marcar consulta, convenio bradesco marcar consulta com psicóloga, convenio bradesco psicóloga, convênio bradesco valor, convenio bradesco valores, convenio psicóloga, convenio psicologia, convenio psicólogo, convenio sulamerica marcar consulta, convenio sulamerica marcar consulta, convenio sulamerica preço, convenio sulamerica valores, convenios psicologia, convenios psicologia, convenios sulamerica, conversa com psicologa , conversa com psicóloga, dependência afetiva, dependência afetiva psicologia, desejo de ser aceito, Psicologa Amil sp, Psicologo Amil sp, psicóloga Amil,psicólogo Amil,reembolso,Psicologa bradesco sp,Psicologo bradesco sp,psicóloga saúde bradesco sp,psicólogo saúde bradesco sp,Psicologa bradesco,Psicologa bradescopsicóloga bradesco saúde sp,psicólogo bradesco saúde sp,reembolso,Psicologa Sulamerica sp,Psicologo Sulamerica sp,psicóloga saúde Sulamerica sp,psicólogo saúde Sulamerica sp,Psicologa Sulamerica,Psicologa Sulamerica,psicóloga Sulamerica saúde sp,psicólogo Sulamerica saúde sp,Psicologa Sul america sp,Psicologo Sul america sp,psicóloga saúde Sul america sp,psicólogo saúde Sul america sp,Psicologa Sul america,Psicologa Sul america,psicóloga Sul america saúde sp,psicólogo Sul america saúde sp,Psicologa convenio Sulamerica sp,Psicologo convenio Sulamerica sp,psicóloga  convenio saúde Sulamerica sp,psicólogo  convenio  saúde Sulamerica sp,Psicologa convenio  Sulamerica,psicóloga  convenio Sulamerica saúde sp,psicólogo  convenio Sulamerica saúde sp,reembolso,Psicologa Golden cross sp,Psicologo Golden cross sp,psicóloga Golden cross  psicólogo Golden crossreembolso,Psicologa allianz sp,Psicologo allianz sp,psicóloga allianz  psicólogo allianzreembolso,Psicoterapia Amil sp,Psicoterapia Amil,reembolso,Psicoterapia allianz sp,Psicoterapia allianz,  reembolso,Psicoterapia Golden cross sp,Psicoterapia Golden cross,  reembolso, Psicoterapia Sulamerica sp,Psicoterapia saúde Sulamerica sp,Psicoterapia Sulamerica,Psicoterapia Sul america, spPsicoterapia Sul america,Psicologa Amil sp,Psicologo Amil sp,psicóloga Amilpsicólogo Amil,reembolso,Terapia de casal bradesco sp,Terapia de casal bradesco sp,Terapia de casal saúde bradesco sp,Terapia de casal saúde bradesco sp,Terapia de casal bradesco,Terapia de casal bradescoTerapia de casal bradesco saúde sp,Terapia de casal bradesco saúde sp,reembolso,Terapia de casal Sulamerica sp,Terapia de casal Sulamerica sp,Terapia de casal saúde Sulamerica sp,Terapia de casal saúde Sulamerica sp,Terapia de casal Sulamerica,Terapia de casal Sulamerica,Terapia de casal Sulamerica saúde sp,Terapia de casal Sulamerica saúde sp,Terapia de casal Sul america sp,Terapia de casal Sul america sp,Terapia de casal saúde Sul america sp,Terapia de casal saúde Sul america sp,Terapia de casal Sul america,Terapia de casal Sul america,Terapia de casal Sul america saúde sp,Terapia de casal Sul america saúde sp,Terapia de casal convenio Sulamerica sp,Terapia de casal convenio Sulamerica sp,Terapia de casal  convenio saúde Sulamerica sp,Terapia de casal  convenio  saúde Sulamerica sp,Terapia de casal convenio  Sulamerica,Terapia de casal convenio Sulamerica,Terapia de casal  convenio Sulamerica saúde sp,Terapia de casal  convenio Sulamerica saúde sp,reembolso,Terapia de casal Golden cross sp,Terapia de casal Golden cross sp,Terapia de casal Golden cross  Terapia de casal Golden crossreembolso,Terapia de casal allianz sp,Terapia de casal allianz sp,Terapia de casal allianz  Terapia de casal allianzreembolso,Terapia de casal Amil sp,Terapia de casal Amil,reembolso,Terapia de casal allianz sp,Terapia de casal allianz,  reembolso,Terapia de casal Golden cross sp,Terapia de casal Golden cross,  reembolso,primeira consulta grátis, Terapia de casal Sulamerica sp, Terapia de casal saúde Sulamerica sp, Terapia de casal Sulamerica, Terapia de casal Sul america, sp Terapia de casal Sul america, Reembolso, primeira consulta grátis, vila mariana, Psicoterapia Amil sp,Psicoterapia Amil,reembolso,Psicoterapia allianz sp,Psicoterapia allianz,  reembolso,Psicoterapia Golden cross sp,Psicoterapia Golden cross, reembolso, psicologa online- psicologa sp - psicologa bradesco amil sulamerica, Psicologa Sulamerica sp,Psicologo Sulamerica sp,psicóloga saúde Sulamerica sp,psicólogo saúde Sulamerica sp,Psicologa Sulamerica,Psicologa Sulamerica,psicóloga Sulamerica saúde sp,psicólogo Sulamerica saúde sp,Psicologa Sul america sp, Psicologa Golden cross sp,Psicologo Golden cross sp,psicóloga Golden cross  psicólogo Golden cross reembolso,Psicologa allianz sp,Psicologo allianz sp,psicóloga allianz  psicólogo allianz reembolso,





Psicóloga SP Vila Mariana S. Paulo Terapia online presencial

Postagens mais visitadas deste blog

Análise da letra "O Papa é POP"

As cinco fases do luto no término dos relacionamentos

A necessidade de aceitação

Vídeo