Mas como promover esta negociação? As vezes parece que o outro não quer ceder, que está sempre de mau humor, sempre fechado ao diálogo, sempre com "quatro pedras na mão". Como dialogar nestas condições?
Realmente não é fácil lidar com pessoas "difíceis".
O primeiro passo para "remover as montanhas" da má vontade alheia é justamente o mais difícil: chama-se "Compreensão".
- procurar Compreender os motivos que levaram um indivíduo a agir de determinada forma obriga-o a se colocar no lugar desta pessoa, de forma autêntica. As pessoas muito "estressadas" são geralmente rotuladas assim porque poucos a compreendem, o que torna o ambiente que elas vivem como aversivo. Inserido neste contexto é natural que um indivíduo desenvolva um repertório comportamental defensivo, usando como principal arma a agressão. Em resumo, eles agridem para se defender de ameaças. Portanto é útil compreender o que se configura como ameaça para aquela "pessoa difícil".
- Mesmo quando o outro esteja "soltando fogo pelas ventas" como se diz no senso comum, oferecer espaço para que o outro fale o que está sentindo pode ser uma conduta útil, mas é preciso se munir de muita paciência para deixar que o outro se expresse, muitas vezes de forma agressiva.
- se você conseguiu compreender os motivos que levaram a pessoa a se sentir importunada, conseguiu acolher seu discurso e suas atitudes, talvez seja o momento de negociar. Isto não significa ceder aos caprichos alheios (ao contrário, ceder neste ponto equivale a reforçar atitudes inadequadas), mas sim ensinar o indivíduo a perceber que ele tem seu espaço, desejos e interesses, mas que os outros também o tem. Negociar é buscar uma justa medida que seja adequada para todos e isto inclui abrir mão de alguns interesses a favor da boa convivência. Todos devem ceder em algum momento, portanto todos terão alguma frustração e deverão aprender a lidar com isto.
Social Plugin
Destaque do site
Quanto custa sessão de Psicoterapia em 2022?
Neste consultório custa a partir de R$ 55,00. A Tabela de preços para Maio/2022 já es…
Psicóloga SP
Conheça o trabalho de quem está há 12 anos atendendo pessoas com Depressão, ansiedade e querendo mudança de comportamento.